Estamos tão distantes da morte que às vezes torna-se difícil enxergá-la como uma possibilidade, sequer. Como certeza esta nem nos passa pela mente. Engraçado, e quando digo que estamos distantes digo em sentimento, em consciência. Todos sabemos que vamos morrer, mas essa idéia nos é tão distante que não parece real. Até o momento em que a morte resolve dar as caras, aparecer ao nosso redor; e num instante percebemos o quão fino é o laço que nos mantêm em vida. De repente, tudo parece fazer mais sentido ou ter mais valor. Então, pouco depois, o dia amanhece, o medo se esvai, mais cedo para uns que para outros, e novamente nos esquecemos de que também chegará a nossa vez.
A sensibilidade se vai, e com ela a capacidade de ver a maravilha contida no horizonte, mesmo que cinza, de um novo dia e de todas as possibilidades que este abriga: a chance de viver novamente já nos deveria bastar. Não, somos imortais novamente.
Onde está o sentido? Afinal, viver acreditando, ou fingindo acreditar que não haverá um fim, no melhor dos casos minimiza nossa experiência do que é viver. E, nessa falta de tato para as coisas que realmente importam, para os momentos que se encaixam em bela, triste ou feliz perfeição, quantos sorrisos já se passaram sem que sequer tenhamos sentido sua luz? Quanto perdemos, por uma escolha inconsciente!
Talvez esta decisão, que por ninguém é tomada, de não ver a real natureza da vida, encontre explicação na brutal natureza da morte. Ela vem, sem aviso, e nos tira tudo, tudo cessa. Ter consciência da morte é ser assombrado por um fantasma que nunca sai do seu lado. O “não saber” do nosso fim nos protege da amargura e nos dá motivo para seguir com a vida.
Sendo assim, talvez seja esta a função da morte para os vivos. Trazer a lembrança do quanto vale olhar nos olhos, ou no nada. E para que depois esqueçamos de que ela existe.
Certo e é por isso que digo sempre, viva cada dia um após o outro como se fosse o ultimo, por simplesmente não sabermos se é ou não o nosso fim...
ResponderExcluirObs: Adorei espero que continue assim inspirado.
SAHIHAIUSHIHUIHUHUHAS morreeeuuuu :P UHSUIHAS\
ResponderExcluirABRAÇOS MANO!!